quarta-feira, 5 de maio de 2021

PAT divulga quatro oportunidades de emprego nesta segunda-feira (03)

Horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, nas Áreas Insular e Continental

 
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Vicente divulgou, nesta segunda-feira (03), quatro vagas de emprego para quatro funções diferentes. Entre elas: pintor de automóveis, montador de automóveis, funileiro de automóveis e vendedor de comércio varejista.
 
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com agendamento prévio e capacidade de ocupação de 25%.

Os interessados devem entrar em contato pelos números de telefone (13) 3468-1636 e (13) 3576-0836, ou comparecer em uma das duas unidades do PAT, na Avenida Presidente Wilson, 1.126 (Itararé) ou Avenida Ulisses Guimarães, 211 (Rio Branco).

É necessário que o candidato leve RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Para quem procura mais agilidade, é possível acessar as vagas disponíveis pelo aplicativo Sine Fácil (para celulares com sistema Android) ou por meio de cadastro pelo Portal do Ministério do Trabalho – Emprega Brasil.  https://empregabrasil.mte.gov.br/

Confira as vagas disponíveis:

 01 vaga – Pintor de automóveis
Requisitos: ensino fundamental completo; experiência na carteira de trabalho; residir em São Vicente, Santos, Cubatão, Praia Grande ou Guarujá.

01 vaga – Montador de automóveis
Requisitos: ensino fundamental completo; experiência na carteira de trabalho; residir em São Vicente, Santos, Cubatão, Praia Grande ou Guarujá.

01 vaga – Funileiro de automóveis (reparação)
Requisitos: ensino fundamental completo; experiência na carteira de trabalho; residir em São Vicente, Santos, Cubatão, Praia Grande ou Guarujá.

01 vaga – Vendedor de comercio varejista
Requisitos: ensino médio completo; experiência na carteira de trabalho; residir em São Vicente, Santos, Cubatão ou Praia Grande.

SV disponibiliza mais de 700 vagas para workshops culturais com apoio do Estado


Inscrições se encerram até o preenchimento das vagas e as aulas iniciam a partir de 12 de maio



 


Os vicentinos com idade a partir de 16 anos recebem nove workshops gratuitos no mês de maio. De forma on-line, pela plataforma Zoom Meetings, 710 vagas estarão disponíveis até que sejam totalmente preenchidas. 

Representando o Governo do Estado, o Instituto de Apoio a Cultura a Língua e a Literatura (Poiesis) oferece oficinas gratuitas em conjunto com a Secretaria de Cultura (Secult), de São Vicente.

 

Workshop: Música Eletrônica: Histórias, Estéticas e Experimentações
 

Para apresentar softwares de áudio, contextos da produção e circulação da música eletrônica, o artista multimídia Rodrigo Martins realiza um workshop a partir do dia 12 de maio, das 18h às 20h, com exercícios práticos e teóricos, de modo a promover a criatividade e reflexão. Desde 2013, Martins lançou oito trabalhos independentes entre álbuns, singles e EPs.


Vagas disponíveis: 100 


Link para inscrição: 

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUuf-iuqj4uEtXQS6VgtEHtM80Z-scz2bQR   

 

A Nova Mulher de Greete Stern
 

Por meio da fotografia, a artista Melissa Szymanski evidencia o papel da mulher na arte no dia 17 de maio, das 14h às 16h. Serão mostradas as peculiaridades, trajetória e contextos históricos femininos. Após a parte expositiva, haverá um bate-papo com os participantes. Szymanski já trabalhou na revista italiana Moda Pelle e, hoje, atua como docente de Fotografia na FASM, IED - Istituto Europeo di Design e no MIS - Museu da Imagem e do Som. 


Vagas disponíveis: 50 


Link para inscrição: 

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUkcuCtrzIuE9OIiuxATHulNIzj4kSjS90N 

 

Samba - Instrumentos e sua prática no cotidiano

 

O percussionista Beto Oliveira traz uma oficina sobre a prática de instrumentos básicos da grade de percussão e suas funcionalidades na música brasileira, a partir de 21 de maio, das 14h às 17h. Músico há mais de 20 anos, Beto já integrou a bateria da Escola de Samba Unidos de Miami, em 2015.


Materiais necessários: Os participantes podem utilizar instrumentos tradicionais (pandeiro, tamborim, ganzá, agogô, reco-reco, surdo), bem como instrumentos alternativos.
 

Vagas disponíveis: 100 


Link para inscrição: 

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZItce-qrjIvH9I6ICbaEQtPm5mRpn0Buw4f 

 

Traduzir Literatura: Como e Por Onde Começar? Notas de uma Tradicional Traidora
 

A tradutora literária Ellen Maria contará sua trajetória acadêmica e profissional com dicas para os interessados em ingressar nesse mercado, no dia 25 de maio, das 18h às 20h, além de realizar um bate-papo com os participantes com o objetivo de mostrar as diferenças entre as traduções e as edições de um mesmo livro. Atualmente, Ellen traduz obras de autores hispano-americanos e estadunidenses, como Cesar Vallejo, Gabriela Mistral, Sara Gallardo, Ben Lerner, Romina Paula e Natalia Litvinova. 


Vagas disponíveis: 100 


Link para inscrição: 

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcscOioqzwsE9AjvPnc52wzBtZVL2d8nkN0 

 

Workshop: Colagem, Identidade e Ancestralidade
 

A artista visual Moara, transmite os seus processos de criação artística no dia 25 de maio, das 9h às 12h e mostra a importância da técnica da colagem para a construção de sua poética da série "Mirasawá". Ela busca provocar a conexão entre a memória, história e ancestralidade no desenvolvimento de suas colaborações indígenas.


Vagas disponíveis: 100 


Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZEqcOmupj0iGNS0RBXT2tXlkKJ6Q06mZTNF

 

Palestra: Território Geopolítico na Curadoria

 

O trabalho de curadoria através da geopolítica e suas relações de poder artístico, cultural, econômico e social será o principal assunto da palestra organizada pela artista e produtora Ana Paula Lopes no dia 27 de maio das 10h às 12h. Como exemplo, algumas exposições nacionais e latino-americanas serão comparadas às europeias e estadunidenses como um modo de expor a relação de poder e territórios “legitimadores da história da arte”.


Vagas disponíveis: 100 


Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUlfuuhqDMsGN1EL6nrXkKGajNLomU2NcZJ 

 

Vivência e Bate Papo sobre RPG
 

Os amantes de jogos Role-playing game (RPG) recebem um bate-papo com o comunicador Maurício Borges sobre o tema, no dia 28 de maio, das 14h às 16h. Aqueles que não conhecem do assunto também podem participar, pois serão inseridos no tema através de uma ferramenta lúdica sociocultural e educativa. Em 2009, Borges fundou o coletivo RPG & Cultura a cultura Pop/Geek principalmente nas regiões com maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil em São Paulo.


Vagas disponíveis: 100 


Link para inscrição: 

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIkdOCurjIvHNLvYgKQAjSX2NfJ2picYk5o 

 

Workshop: Estímulos Musicais na Maternidade
 

Buscando fortalecer os vínculos entre mães e filhos, esta atividade visa proporcionar aos participantes vivências musicais e momentos descontraídos, a partir da roda de conversa organizada pelo Coletivo Tiquinhos Pensantes, no dia 21 de maio, das 10h às 12h. As artistas Tica Caetani, Sheila Vanderci e Aninha Batucada têm a missão de desenvolver o universo infantil pela comunicação passiva e respeito para a saúde mental familiar. 


Vagas disponíveis: 30 


Link para inscrição: 

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUlcuyupjwiE9bCcJeMWOM6-KLOv8MP_qJr 

 

Palestra: Marketing Digital
 

Planos estratégicos por meio das redes sociais, crescimento empreendedor e ferramentas de reforço ao perfil “comercial” artístico são os principais assuntos que serão tratados no workshop da publicitária Ju Dias, no dia 12 de maio, das 9h às 12h. Há mais de dez anos trabalhando com Marketing e Comunicação Visual, desde 2017 ela possui a agência Bora Lá!, com o objetivo de dar visibilidade através da comunicação para pequenos empreendedores, projetos sociais e culturais


Vagas disponíveis: 30 


Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0kf-GrrzstG9z8ts57_9mQIwqvvW81qdr3 
 

 


segunda-feira, 3 de maio de 2021

Governo Federal: PL prevê 20% de vagas em concursos para pessoas com mais de 40 anos

Governo Federal: PL prevê 20% de vagas em concursos para pessoas com mais de 40 anos: De acordo com a proposta, o objetivo é permitir tornar mais isonômicos os concursos públicos e garantir um funcionalismo com perfis diversificados




Tramita, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 1658/2021, do deputado Rafafá (PSDB PB), que tem por finalidade garantir uma reserva de 20% das vagas em concursos públicos para pessoas com idade igual ou superior a 40 anos. Caso aprovada, a proposta passará a valer para os cargos do funcionalismo público federal, incluindo a administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de  economia mista. O projeto foi apresentado na última sexta-feira, 30 de abril, e agora deve seguir para análise nas diversas comissões, antes de ser votado no plenário da casa.

De acordo com o projeto, a reserva deve ocorrer sempre que o concurso contar com um total de, no mínimo, três vagas. A condição deve constar nos editais dos respectivos certames e, em caso de quantidade fracionada para o número de vagas deverá ser arrodandado para mais ou para menos em caso de fração maior ou menor que 0,5 vaga.

Diz o artigo 4 do projeto: "A nomeação dos candidatos aprovados respeitará
os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre
o número de vagas total e o número de vagas reservadas a candidatos com
deficiência, a negros e àqueles que tiverem idade igual ou superior a quarenta
anos aprovados dentro do número de vagas."

Projeto de lei: veja as justificativas do projeto de lei

De acordo com o art. 37, incisos I e II, da Constituição Federal, os cargos e os empregos públicos são acessíveis aos brasileiros que preencherem os requisitos previstos em lei, exigindo-se, para tanto, salvo para os cargos em comissão, aprovação prévia em  concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego na forma prevista em lei.

Os concursos públicos concretizam, na prática, o princípio da impessoalidade, possibilitando que qualquer pessoa, desde que obtenha êxito nas avaliações, possa ser servidora ou empregada pública. E, ao mesmo tempo, os concursos públicos possibilitam que a administração pública selecione profissionais capacitados para prover seus quadros funcionais, o que contribuirá para a própria materialização das políticas públicas.

Nesse contexto, ao considerar as necessidades da administração pública brasileira e também a realidade de milhares de candidatos que prestam concurso público em todo o País, constato a possibilidade de a legislação ser aperfeiçoada, para estabelecer, assim como já existe para pessoas com deficiência e para negros, reserva de vagas em concurso público para candidatos com idade igual ou superior a quarenta anos.

As pessoas com idade igual ou superior a quarenta anos normalmente, ao prestarem concursos, precisam conciliar a preparação para as provas com diversos outros compromissos, o que os impossibilita, muitas vezes, de concorrer em verdadeira igualdade de condições com pessoas de idade inferior, assim se exigindo, à luz do princípio da isonomia, um tratamento mais favorável da legislação para corrigir essa desigualdade manifesta.

Por outro lado, ao realizar um concurso, a administração pública precisa prover seus quadros funcionais com pessoas que, além dos conhecimentos mínimos necessários, tenham perfis diferenciados, compatibilizando, na medida do possível, candidatos com características diferentes, a exemplo de pessoas mais jovens recém egressas das
universidades e de pessoas mais experientes com múltiplas vivências pretéritas.

O presente Projeto de Lei procura, pois, corrigir as distorções atualmente existentes. Objetiva, ao reservar vagas para pessoas com idade igual ou superior a quarenta anos, tornar mais isonômicos os concursos públicos e, ao mesmo tempo, garantir que a administração pública consiga selecionar pessoas com perfis diferenciados. Espero, enfim, poder contar com o apoio necessário para sua aprovação.  

Fonte: jcconcursos.uol.com.br/

Consórcio Magalu abre 500 novas vagas no Brasil; saiba mais

  O Consórcio Magalu abriu mais de 500 vagas para parceiros pessoa jurídica (PJ) que venderão cotas de consórcio em todo o Brasil O  Consórc...

Postagens mais visitadas